Assistência Social de Alto Araguaia entrega nova cadeira de rodas e 160kg de feijão à APAE

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Uma nova cadeira de rodas sob medida foi entregue à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Alto Araguaia (MT). A ação faz parte de um conjunto de outros 12 unidades já destinadas aos alunos da instituição por meio de “Projeto Mão Amiga” desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), em parceria com a Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho em 2020. A instituição recebeu ainda 160 kg de feijão destinados pela Secretaria através de doação da empresa BrasilAgro. A entrega foi realizada pelo prefeito Gustavo Melo, primeira dama, Priscila Dourado e a vereadora Marília Rabello, no ato representando a Câmara Municipal.

Atualmente a APAE possui 73 alunos matriculados, sendo que 12 de apoio com cadeiras. Conforme a coordenadora da instituição, Katia Lira, a parceria tem ajudado no orçamento das famílias. “A prefeitura sempre está lembrando da APAE. São cadeiras caras e muitos não teriam condições de fazer a compra. Da mesma forma o feijão irá aquecer a mesa dos nossos alunos”, destaca.

O prefeito Gustavo Melo destaca que mensalmente realiza a destinação de recursos à APAE e também contempla com projetos sociais. “São várias ações. Entregar mais esta cadeira especial é a certeza que estamos contribuindo com os alunos e as famílias, onde terão mais autonomia e qualidade de vida”, destaca o gestor.

A primeira dama e secretária de assistência social, Priscila Dourado, agradeceu os parceiros. “Quero agradecer a Justiça e ao Ministério do Trabalho, em nome deles a Drª. Karina que fez o encaminhamento e aprovação do projeto. Agradeço ainda aos diretores e colaboradores da BrasilAgro pelo apoio neste momento em que as famílias mais necessitam”, pontua.

A compra das cadeiras de rodas e de banho é realizada por meio de valores de condenações de ações coletivas, a título de danos morais coletivos, onde ficam depositados em juízo. Após análise dos órgãos parceiros, o dinheiro é revertido em prol do projeto para aquisição dos equipamentos.